• Gabriel Pontual

3 Tendências de Design na Móvel Brasil 2022

Atualizado: 2 de jun.

Cyclo Design marcou presença na feira Móvel Brasil 2022.


Realizada entre 17 e 20 de Maio, a Móvel Brasil é uma importante feira da indústria moveleira que reúne marcas de segmentos A e B, móveis de acabamento mais elaborado, feitos em menor número e com maior valor agregado.


Apesar de serem segmentos de menor volume comercial, os produtos expostos na Móvel Sul atuam como um laboratório de tendências que provavelmente serão vistas amanhã nos expositores dos segmentos C e D, portanto é importante observá-las. Aqui estão três trends que identificamos na edição deste ano.


Pavilhão da Móvel Brasil São Bento do Sul 2022.


1 - ACONCHEGO ESCANDINAVO


A Pandemia obrigou as pessoas a permanecerem dentro de casa. A repentina atenção que as pessoas deram a suas casas, combinada a ansiedade criada pelo momento, fez o público buscar no lar um lugar de aconchego e segurança.


Reflexo dessa demanda é que o estilo industrial perdeu força e os expositores da Móvel Brasil de 2022 apostaram na consolidação da tendência Hÿgge, a filosofia dinamarquesa da busca constante de um clima de aconchego, bem-estar e conforto, seja nas relações ou no ambiente doméstico.


A tradução dessa tendência no design dos móveis é o retorno de um estilo minimalista com sabor escandinavo. Cores pasteis de beges, rosas e amarelos, com a novidade do verde e azul aparecendo bastante nos estofados de peças centrais como sofás.


Saem os perfis metálicos e voltam com tudo as peças com madeira aparente nos componentes estruturais.

Os metais aparecem com perfis mais leves e coloridos, em contraposição ao estilo industrial (Foto: @lineemoveis).


As plantas e pedras passaram a aparecer mais na decoração, conferindo aspecto menos estéril ao ambiente.

Plantas e pedras ostensivamente presentes (Foto: @lineemoveis).



2 - MOBILIÁRIO AFETIVO E O RETORNO DO DESIGN BRASILEIRO


A busca de aconchego veio de mãos dadas a uma nostalgia, uma busca pela segurança na memória afetiva de tempos passados.


No design da Móvel Brasil deste ano, esta tendência se traduz pela volta de encostos e assentos trançados de materiais como palha de vime e cordas, muito comuns nas casas brasileiras nos anos 50 a 90.


Encostos e Assentos com Fibras naturais e trançados simulando a palha de vime.


Essa nostalgia passa também pelo resgate de modelos clássicos do design brasileiro como a poltrona Mole, monumento ao aconchego desenhado nos anos 50 por Sergio Rodrigues, e surgem novos desenhos com ao mesmo conceito; uma estrutura de madeira com um estofado macio e aconchegante


Poltrona Fofa, de Fabrício Ronca, para Móveis James (Foto: @móveisjames).


3 - OS PETS SOBEM NO SOFÁ!


Produtos para Pets da Estovale Estofados (@móveisjames).


Produtos para Pets constituem um mercado de mais de 40 bilhões de reais no Brasil e que, no mundo, cresceu 20% durante a pandemia.


A relação com estes amigos mudou; foi-se o tempo que o pet não subia no sofá e os consumidores (de 2 e 4 patas) estão mais exigentes.


Para responder a essa demanda, os expositores da Móvel Brasil apresentaram não só produtos específicos, como camas e colchões projetados para Pets, bem como móveis para humanos com espaços reservados para Pets e tratamentos químicos específicos para as necessidades de limpeza de uma casa com bichos de estimação.


 

Para conhecer mais


A Tendência Hygge: https://www.wefashiontrends.com/tendencia-hygge-saiba-tudo-sobre-esse-conceito-e-veja-como-usar/

O Livro do Hygge: O Segredo Dinamarquês para ser Feliz: https://www.amazon.com.br/Livro-Hygge-Segredo-Dinamarqu%C3%AAs-Feliz/dp/9896488681

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo